domingo, 30 de outubro de 2011

Registros do I Aulão de Capoeira, Arena do Parque Josepha Coelho, Petrolina-PE, 29 de outubro de 2011.

Mestre Eloy, pioneiro da Capoeira na região do Vale do São Francisco, expõe um breve relato sobre sua vivência.

Momento de integração: Mestre Eloy, Abadá Capoeira, Associação de Capoeira de Angola Zumbi, Capoeira Brasil, Grupo Arte e Ginga, Grupo Muzenza, Grupo Topázio e estudantes da UNIVASF.

Instrumentos de Capoeira confeccionados com sucata: berimbau, atabaque, pandeiro e agogô.

Oficina de Maculelê, instrutor Gibor (Abadá-Capoeira).
Conversas sobre a Capoeira, instrutor Gibor (Abadá-Capoeira).



Jogando Capoeira Angola.


Exposição sobre o Projeto de Extensão "Capoeira e Educação: contribuições para a formação de professores e instrutores de Capoeira de Petrolina e Juazeiro, Tânia Cristina da Silva, coordenadora do projeto.



I Aulão de Capoeira

A capoeira traz benefícios ao desenvolvimento da criança, do adulto e do idoso: ajuda na coordenação do próprio corpo, no ritmo, no raciocínio, na expressão, na socialização e no respeito.

Com o intuito de desenvolver ações que contribuam para a valorização da Capoeira enquanto manifestação cultural e proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade espaços para a prática de atividades físicas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco, através da Pró-Reitoria de Integração, promoveu no último sábado (29) o 1º Aulão de Capoeira. O evento aconteceu no Parque Josepha Coelho, em Petrolina-PE.


A iniciativa visa a aperfeiçoar a formação dos praticantes da arte, e se estende ainda às pessoas que apreciam a capoeira ou têm interesse de conhecer um pouco mais sobre essa manifestação da cultura brasileira.

O evento faz parte do projeto de extensão intitulado ”Capoeira e Educação: contribuições para a formação de professores e instrutores de Capoeira”. A partir do desenvolvimento de oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Capoeira Angola, Capoeira Regional e Maculelê, mediadas por professores, instrutores e mestres de Capoeira dos municípios de Petrolina e Juazeiro.

Ainda serão realizados dois aulões, respectivamente, nos meses de novembro e dezembro de 2011. O próximo está previsto para o dia 19/11 a partir das 14 horas. A entrada é gratuita. Para entrar em contato os interessados podem enviar perguntas para o e-mail capoeiraeeducacao@gmail.com.

Tânia Cristina da Silva
Pedagoga e coordenadora do projeto.