I FESTIVAL DE MÚSICA DE
CAPOEIRA: LADAINHA, CORRIDO E QUADRA.
REGULAMENTO DO I FESTIVAL DE MÚSICA DE CAPOEIRA
01 – DA
REALIZAÇÃO:
O Projeto Capoeira e Educação promoverá o I Festival
de Música de Capoeira, financiado pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e
Ações Interculturais.
02 – DO OBJETIVO:
O I Festival de Música de Capoeira tem como
objetivo contribuir para o fortalecimento da Capoeira na região do Vale do São
Francisco, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e
valorizar os capoeiristas da região. Será dividido em três categorias: LADAINHA,
CORRIDO e QUADRA.
03 - DAS INSCRIÇÕES:
3.1 – DO LOCAL E DATA:
As inscrições para o I Festival de Música de
Capoeira poderão ser efetuadas presencialmente no Espaço de Convivência da
Univasf, situado à Avenida Antonio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio, CEP:
48902-300 - Juazeiro/BA, SOMENTE no dia 22 de junho de 2013, das 14 às 17 horas. Haverá
uma reunião para esclarecimento de dúvidas e uma roda de capoeira de integração
a partir das 15 horas.
Caso o candidato não possa comparecer no dia e
local informado, poderá efetuar a inscrição até o dia 28 de junho no NAEND’A – Instituto de Arte Educação Nego D’Água em
horário comercial. O Regulamento e a Ficha de Inscrição estarão disponíveis no
site: www.capoeiraeeducacao.blogspot.com
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de 01
lata de leite, a ser doada para uma instituição filantrópica de Juazeiro-BA. O
candidato que enviar a inscrição via postal poderá entregar a sua doação no dia
do Festival, a ser realizado no dia 13
de julho de 2013, das 14 às 18 horas.
3.2 - INSCRIÇÃO PELOS CORREIOS:
Serão aceitas inscrições pelos correios, enviadas
diretamente para o seguinte endereço: NAENDA,
Rua das Algarobas, s/n Bairro Quidé CEP 48901-260, Juazeiro-BA, desde que a
data de postagem não ultrapasse o dia 28
de junho de 2013, previsto para o encerramento das inscrições.
3.3 – DAS MÚSICAS E MATERIAL DE INSCRIÇÃO:
Cada artista, compositor ou intérprete poderá
inscrever uma única música, não podendo fazer opção por outra, após a indicação
na Ficha de Inscrição. O autor deverá entregar ou enviar, em envelope lacrado, cópia
do RG, 05 cópias em papel ofício da letra da música informando o estilo, anexada
à sua inscrição e a gravação da música a ser apresentada.
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de 01 lata de leite, a ser doada para uma
instituição filantrópica de Juazeiro-BA. O candidato que enviar a inscrição via
postal poderá entregar a sua doação no dia do Festival.
A comissão organizadora não se responsabiliza por
qualquer defeito no material enviado ou na legibilidade das informações
prestadas, o que poderá acarretar na desclassificação da composição. O formulário
de inscrição poderá ser acessado conforme acima (item 03 – 3.1).
Obs.: O
material enviado não será devolvido sob qualquer hipótese.
3.4 – DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO:
O simples ato da inscrição do concorrente
importa, para todos os efeitos, em termo de autorização na gravação, publicação
e execução da obra musical, bem como repassa, automaticamente, todos os
direitos de uso de imagem do evento aos organizadores do festival.
3.5 - DA ORIGINALIDADE E INEDITISMO:
Todas as músicas inscritas nas três categorias
(LADAINHA, CORRIDO e QUADRA) do I Festival de Música de Capoeira, DEVERÃO SER
INÉDITAS. Também deverá ser mantida a originalidade, entendendo-se como tal à
inexistência de plágio de composição já existente considerada tanto a parte
musical quanto literária.
O não ineditismo e a ausência de originalidade poderão ser apurados através da Comissão Organizadora ou por denúncia de qualquer dos concorrentes sob a forma escrita. A comprovação da(s) irregularidade(s) acarretará na imediata desclassificação da(s) música(s).
O não ineditismo e a ausência de originalidade poderão ser apurados através da Comissão Organizadora ou por denúncia de qualquer dos concorrentes sob a forma escrita. A comprovação da(s) irregularidade(s) acarretará na imediata desclassificação da(s) música(s).
04 – DA COMISSÃO JULGADORA:
A comissão organizadora do festival indicará,
dentre especialistas, artistas e pessoas ligadas à arte e cultura, em geral,
uma Comissão Julgadora para a avaliação dos trabalhos que estarão concorrendo
ao festival, sendo suas decisões incontestáveis.
05 – DOS FINALISTAS:
Todas as canções inscritas serão apreciadas pela
Comissão Julgadora e concorrerão à classificação final do 1º ao 3º lugar por
categoria. Haverá ainda uma premiação para melhor interprete.
5.1 – Dos critérios de avaliação e classificação:
Cada jurado preencherá a ficha de avaliação de
acordo com o julgamento dos seguintes itens a avaliar:
1. Música
2. Letra
3. Ritmo
4. Interpretação
Cada item avaliado terá uma nota de 0,0 (zero) a
10 (dez) de cada jurado com sua média aritmética como total. A nota definitiva
do candidato será a soma de cada nota total dos jurados dividida pelo número
dos jurados.
06 – DA PREMIAÇÃO:
6.1 – DA PREMIAÇÃO DAS MÚSICAS FINALISTAS:
As 09 (nove) músicas vencedoras do Festival de
Música de Capoeira, sendo três finalistas por categoria (LADAINHA, CORRIDO e
QUADRA), conhecidas no dia 12 de julho de 2013, receberão a seguinte premiação:
·
1º Lugar: Troféu + 01 berimbau.
·
2º Lugar: Troféu + 01 pandeiro.
·
3º Lugar: Troféu.
6.2 – DAS
DEMAIS PREMIAÇÕES:
Será concedido um troféu para o melhor interprete,
a ser eleito pela Comissão Julgadora, bem como uma medalha de participação no
Festival aos demais concorrentes.
Obs.: Toda premiação será, entregue no dia do
evento.
07 - DO JURI:
7.1 – DA FORMAÇÃO:
O Corpo de Jurados será composto por cinco (05)
membros, dentre músicos, capoeiristas e pessoas ligadas à arte e à cultura em
geral, visando a mais completa lisura do I Festival de Música de Capoeira.
7.2 – DA COMPETÊNCIA:
É competência do Corpo de Jurados, a escolha das
composições finalistas e a classificação final dos candidatos, dentre os
concorrentes, ficando as suas decisões definidas e irrevogáveis.
7.3 – DA APURAÇÃO:
Cada jurado encaminhará sua planilha, devidamente
assinada, à comissão organizadora contendo os resultados a serem divulgados.
Obs: A comissão organizadora ficará responsável
pela confecção das planilhas.
Em caso de empate será definida como melhor
colocação o candidato com maior idade.
08 – DAS APRESENTAÇÕES:
8.1 – DAS BATERIAS:
A utilização de bateria própria ou de qualquer
outro músico ocorrerá por conta do concorrente.
8.2 – DA FORMA DE APRESENTAÇÃO MUSICAL:
As músicas inscritas deverão ser apresentadas
exatamente conforme foram entregues no processo seletivo, não perdendo a sua
originalidade, mantendo a mesma instrumentação, tonalidade, ritmo, arranjo e
demais elementos utilizados. Nenhum imprevisto envolvendo os concorrentes
implicará em mudança no processo de seleção ou na apresentação final.
8.3 – DA ORDEM DAS APRESENTAÇÕES:
A comissão organizadora indicará, a seu critério,
a ordem e horário das apresentações, devendo ser rigorosamente obedecidas tais
disposições, sob pena de imediata desclassificação da música concorrente.
09 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
9.1 – DOS CASOS OMISSOS:
Todos os casos não previstos nesse regulamento
serão resolvidos diretamente pela Comissão Organizadora.
9.2 – DA LIVRE EXPRESSÃO:
Fica garantido o direito da livre expressão de
qualquer dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer
um dos participantes, bem como à Comissão Organizadora, à instituição e
entidades ou patrocinadores e demais pessoas envolvidas na organização do
festival, caso em que ocorrerá a imediata exclusão do concorrente e dos
trabalhos de sua autoria.
10 – DA
DISPOSIÇÃO FINAL:
A simples inscrição da música já pressupõe a
aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo
como contrato de adesão.
MAIORES INFORMAÇÕES:
I FESTIVAL DE
MÚSICA DE CAPOEIRA - 2013
FICHA DE INSCRIÇÃO
|
||
Nº DA INSCRIÇÃO (a ser
preenchido pela Comissão Organizadora do Festival):
|
||
NOME COMPLETO:
|
||
ENDEREÇO:
|
||
DATA DE NASCIMENTO:
|
RG:
|
|
TELEFONE P/ CONTATO:
|
||
E-MAIL:
|
||
NOME GRUPO DE CAPOEIRA:
|
||
TÍTULO DA MÚSICA:
|
||
|
||
ESTILO DA MÚSICA:
( ) LADAINHA
( ) CORRIDO
( ) QUADRA
|
||
DOCUMENTOS ANEXOS:
( ) CÓPIA DO
RG;
( ) 05 CÓPIAS
DA MÚSICA INSCRITA;
( ) 01 CD COM
A MÚSICA A SER APRESENTADA.
|
||
DATA:
|
ASSINATURA:
|
|
PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO (a ser
preenchido pela Comissão Organizadora do Festival):
NOME COMPLETO:
|
|
ENDEREÇO:
|
|
DATA:
|
ASSINATURA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário